O “mini pig” é uma raça suína que inicialmente foi desenvolvida para a realização de experimentos médicos e farmacêuticos na Europa. Na década de 80 os mini pigs foram introduzidos nos Estados Unidos, popularizando-se como animais de estimação. Atualmente ainda são muito utilizados em estudos científicos com foco para torná-los uma fonte de órgãos para transplante. Estes porcos em miniatura pesam pouco menos de 68 Kg e cerca de 53 cm altura do chão até a cernelha (região das costas na porção final do pescoço).
Foto: www.ecoferme.com
Diferença entre suínos
Estes animais passaram a chamar a atenção das pessoas, e com o aumento de sua criação como animais de estimação e a expansão do mercado pet, ocorreram cruzamentos destinados a criar animais cada vez menores. O resultado desta manipulação de cruzamento originou suínos muito menores do que os mini pigs originais, passando então a serem conhecidos além de mini pigs, também como Tiny pigs, porém existem varias raças de Tiny pig, das quais poderei citar as particularidades em outro post...). Atualmente muitas pessoas criam esta raça de suíno como se fosse um cão ou gato, muitas vezes junto de seus cães e gatos, pois os porquinhos são muito sociáveis. Os Tiny pigs quando filhotes podem caber na palma da mão de um adulto, e tem expectativa de vida de aproximadamente 14 anos, quando adultos podem atingir o tamanho de um Bulldog inglês, cerca de 20 a 25 kg.
Foto: http://www.itsnature.org
São animais extremamente dependentes de atenção e carinho. No Brasil ainda são pouco difundidos, sendo que o valor um Mini pig pode custar aproximadamente R$ 850,00 e um Tiny Pig até R$ 2.000,00. Alimentam-se de leite, milho, frutas, verduras, existindo também rações especifica para porcos em miniatura em petshops estrangeiros. Estes animaizinhos possuem várias limitações devido a sua espécie e também por causa de seu tamanho, porém são muito dedicados a aprender, explorar ambientes e adoram brincar. Um excelente animal de companhia para pessoas que tem tempo livre e disposição para cuidar de um animalzinho, pois os Tiny Pigs são muito mais dependentes de cuidados humanos do que um cão ou gato.
Foto: scienceblogs.com
Um vídeo bem ilustrativo de como é ter um Tiny Pig:
Espero que tenha apreciado esta matéria! Comente!
Divulgue este Blog aos seus amigos que gostam de animais!
contato: caninof@hotmail.com